Desafios da Profissão Creator

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Por Gabriela Neves

Trabalhar como creator não é fácil. Exige um tempo de dedicação para criar, se inspirar e acompanhar as novidades de cada plataforma. Há alguns anos, inclusive, a profissão creator nem existia, ou melhor, não era vista como um trabalho. Com a ascensão da creator economy isso mudou. A movimentação financeira do mercado só cresce e hoje (esperamos) não há quem ouse desmerecer o esforço desse profissional. 

Com o crescimento econômico a competitividade do mercado aumentou. 

Mais e mais pessoas descobriram uma oportunidade de trabalhar criando e fazendo uma renda sem sair de casa. Falando assim parece fácil, né? Tive uma ideia, vou ali criar e boom, sucesso imediato. Mas não é bem assim. O sucesso do creator exige inspiração, mas claro, muita transpiração também. 

E aí vem a pergunta de ouro: como se destacar nesse mercado?

A primeira dica que sempre damos aqui na One Big Media é: Seja Original. A quantidade de conteúdo disponível é imensa. Você pode até ter a sorte de produzir conteúdo sobre algo inédito, mas muito provavelmente já existirá algo sobre o tema. O pulo do gato está em ter um olhar autêntico, um enfoque diferente ou um approach que só você tem. Assim, mesmo falando sobre um tema recorrente você oferece um conteúdo original que tem a sua cara. As chances de conquistar uma audiência que queira consumir o que só você tem a oferecer é muito maior.

A segunda dica essencial é: mantenha a constância. As plataformas em rede são nosso trampolim, mas também nosso grande desafio. Postar conteúdo sem uma frequência definida não ajuda em nada o algoritmo a entender quem se interessa pelo seu conteúdo e fazer uma boa entrega. Se você não consegue produzir um volume alto, pelo menos tente manter a constância para que o algoritmo jogue junto com você.

Outra dica de ouro é: aumente o seu potencial de alcance. Muitas vezes, quando criamos, queremos falar exclusivamente com um nicho bem específico. E claro, isso não tem problema algum! Mas, uma das belezas da internet é o cruzamento de interesses – por exemplo,  um passeio pelo feed do youtube que quando piscamos já pulamos para um assunto completamente diferente. Então, como podemos ajudar outras pessoas a chegarem ao nosso conteúdo? Trabalhar estrategicamente as ferramentas de encontrabilidade, como o SEO, é uma das formas. Mas entrelaçar outros temas que possam captar novos interessados para um conteúdo específico também é um deles.

Não podemos deixar também de lembrar: interatividade é tudo. Mesmo que as plataformas digitais hoje sejam muito mais do que um espaço de interação, falar com a audiência é essencial. Interagir, estimular o diálogo, responder e dar voz pra quem consome seu conteúdo é importantíssimo. Não só pra você se relacionar com as pessoas, mas também pra melhorar seu engajamento nas redes – e não se engane, isso contribui bastante para o sucesso do seu canal.

Por último, já ouviu aquele ditado – quem dorme no ponto perde o melhor da viagem? Pois é: ser ágil é uma dica e tanto. Ficar atento ao que está rolando e se antecipar às tendências ajuda demais o alcance do seu conteúdo . Pensa só, se você é um dos primeiros a criar conteúdo sobre um tema, a possibilidade de quem busca cair no seu vídeo é muito maior, certo? E claro, se você consegue fazer isso com frequência, passa a ser visto como referência  e a partir daí é só alegria. “Ah, mas nem todo conteúdo pode ser quente”. Não mesmo, a gente sabe, mas se antecipar ao que está por vir e não pescar com o que está acontecendo são sempre uma boa pedida.

Está pensando em tirar seu conteúdo da cabeça? Ou dar um boost no que você já faz? Essas são algumas dicas pra te inspirar. Os desafios são grandes, mas por aqui, acreditamos que boas ideias tem o poder de transformar e alçar voos muito maiores quando compartilhadas com mais gente.

One Big Media

A One Big Media é uma media tech com o propósito de identificar e desenvolver criadores conectando marcas a audiências originais. Através de uma metodologia própria, baseada na cocriação, curadoria e expertise em growth, ajudamos quem produz a evoluir, ganhar audiência relevante, engajada e contar boas histórias para o público.

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